Na próxima quarta-feira, 17, Prefeitura de Farroupilha e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial apresentam os novos trajes das Soberanas de Farroupilha. Os vestidos – criados e confeccionados pelo Senac – serão usados pela Rainha Kelin Franscischet e as princesas Nadiele Martins da Cruz e Jaiana Rauber durante a ExpoFarroupilha e 23ª edição da Fenakiwi. O evento de lançamento será às 16h, na sede do Senac em Farroupilha.

O prefeito Claiton Gonçalves explica que as vestimentas, além de destacar a beleza da mulher farroupilhense, vão conceituar as ideias de inovação, contemporaneidade, e desenvolvimento. “Estamos trabalhando para fazer uma grande festa e inovar a ideia de feira em Farroupilha. Nada melhor do que o nosso belo trio estar alinhado com essa proposta. O Senac foi aplaudido nesse mesmo sentido, afinal a entidade vem se renovando, com sua nova sede e com os cursos na área de moda e beleza. Uma parceria muito importante para o município”, ressalta.

“Estarmos envolvidos na criação da vestimenta das Soberanas do maior evento em nosso município é muito gratificante. Inauguramos a nova escola em 2017 e, junto com a nova estrutura, lançamos a área da moda. Estamos muito orgulhosos por tudo que fizemos desde a inauguração e acreditamos que esse convite já representa um reconhecimento ao nosso trabalho feito desde então.  Parcerias como essa são fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Dessa forma, conseguimos fortalecer os eventos e atividades locais, trazendo mais produtividade e prosperidade para o município”, diz a  Diretora do Senac Farroupilha, Evandra Scottá.

    “Para nós uma grande festa se faz com grandes parcerias, com inovação, com talento e com a participação das pessoas. Esse é o momento de enaltecer a colaboração de sempre do Senac, que com certeza vai apresentar o melhor para esse novo momento de Farroupilha”, destaca o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e presidente da ExpoFarroupilha e 23ª edição da Fenakiwi, Roque Severgnini.

    Sob a coordenação artística da docente Roberta Lima, a equipe da área de moda fez estudos com base na ideia proposta pela prefeitura e as alunas do curso de Costureiro e Modelista, que estava em andamento, também foram convidadas a participar da confecção dos vestidos. “Todas estão envolvidas com o processo de criação, confecção e acompanhamento dos detalhes, desde compra dos acessórios e calçados até a realização da maquiagem e cabelos”, explica.

Conforme Evandra, a escolha dos tecidos foi realizada somente após a escolha das soberanas, com o intuito de ajustar a cor ao tom de pele das eleitas. Os elementos principais estão relacionados ao novo formato dos vestidos, inspirado na silhueta de New Look Dior, com rendas bordadas a pedraria, lembrando as borbulhas do moscatel. “Esperamos que nossa comunidade goste da nova proposta, que foi pensada e criada com muita pesquisa e dedicação”, diz.

    A Rainha Kelin Franscischet conta que tudo ainda é novidade até mesmo para o trio de Soberanas, mas garante que os farroupilhenses e visitantes vão se surpreender positivamente com a nova proposta. “Quando tiramos as medidas e nos apresentaram a ideia, a gente adorou. Ainda não vimos eles 100% prontos, porém a cor, os detalhes, e a textura, são incríveis. Realmente é uma proposta completamente diferente, mas pensada para o momento que a cidade vive, de renovação da nossa grande festa, vai surpreender a todos. Estamos muito felizes em fazer parte e representar a primeira ExpoFarroupilha. Seremos eternamente gratas ao Senac e principalmente a nossa estilista, Roberta. A nossa comunidade pode esperar algo muito especial”, adianta. 

Senac Farroupilha

    Fundado em 1998, o Senac Farroupilha inaugurou uma nova sede em 2017. A escola atua nas áreas de Beleza, Moda, Gestão e Negócios, Idiomas e Informática, capacitando cerca de 2 mil pessoas, por meio de cursos EAD e presenciais em diversos níveis, além de ações extensivas.

 

   Ganhou o Troféu Bronze no Prêmio Qualidade RS – PQRS, em 2010 e 2014 e, nos anos 2016 e 2018, o Troféu Prata. Em 2016 comemorou, juntamente com todas as unidades do Estado, a conquista do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). No ano seguinte, celebrou o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade. O Senac-RS foi a primeira instituição de ensino do Brasil a receber as distinções, reconhecimentos máximo à excelência. Em março 2018, foi agraciada com o Melhores em Gestão e eleita Destaque, na distinção promovida pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

 

 

    Entre os diferenciais estão os laboratórios de Beleza e Informática, salas personalizadas para os cursos de Moda e Idiomas, além de biblioteca com espaço web. Na área de Moda, o Senac Farroupilha, oferece formações como Consultoria de Estilo, Costureiro, Modelista e Vestidos de Festa, entre outros. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h30 e, aos sábados, das 8h às 12h. Atualmente atende mais 5 municípios da região.

 

Expo Farroupilha e 23ª Fenakiwi

 

    Uma festa que renasce e se transforma. Essa é a Expo Farroupilha e 23º Fenakiwi, que ocorre no mês de novembro, nos pavilhões do Parque Cinquentenário entre os dias 9 e 25 aos finais de semana, véspera de feriado e o feriado nacional da Proclamação da República. O evento reunirá toda a tradição da reconhecida Festa Nacional do Kiwi e Feira da Indústria de Farroupilha com o novo momento vivido pelo Município da Serra Gaúcha.

    Contemporaneidade, novos conceitos, novas ideias. Tecnologia, inovação, desenvolvimento. Compras, lazer, diversão, entretenimento. Atrativos turísticos, vinhos e moscatel. Tudo isso em um só lugar, com farta gastronomia e o que há de mais característico da Serra Gaúcha.

    A Expo Farroupilha e 23ª Fenakiwi celebrará o que há de melhor na economia de Farroupilha e da Serra Gaúcha. Grandes marcas, produtos e serviços de inovação, tecnologia, turismo e entretenimento. Uma nova festa e um novo conceito para apresentar toda essa diversidade.

   Realizada pela Prefeitura Municipal de Farroupilha, a feira tem a organização e a produção cultural da AM9 Produções e conta com o patrocínio ouro de Grendene, Freuden Bier, Corsan e patrocínio prata de Lojas Colombo, Silvestrin Frutas.

   A Expo Farroupilha terá entrada gratuita para a população nas sextas-feiras, e também na véspera do feriado, oportunizando e democratizando o acesso de todos. Além disso, com entradas a R$ 5 (antecipado e meia) e R$ 10 na hora, a Expo Farroupilha pretende bater o recorde de público da última edição da Fenakiwi, que passou das 70 mil pessoas visitando os pavilhões.

 

Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Fotos: Adroir Silva e Senac

imprensa@farroupilhas.rs.gov.br



Voltar